Joanete. Um problema em várias escalas.

Uma celebridade, mundialmente conhecida

Hoje dedico esse post à um problema muito comum. Joanete. É um incômodo, com fases alternadas entre paz e dor. Há ainda momentos em que a pele fica irritada, surgem bolhas e o problema vira um transtorno. 

O que é

É uma má formação na parte anterior do pé. Uma deformidade estrutural dos ossos.

Principais sintomas

Há dor ao caminhar (na articulação), vermelhidão nos tecidos ao redor da articulação, que podem inchar e se tornarem sensíveis. O dedão pode virar na direção do segundo dedo. 

Causas
Ainda estão estudando a causa, mas se sabe que existem pessoas que já nascem com a tendência (genética), e que pode piorar com o uso de sapatos apertados, de encaixe ruim, bico fino ou com salto muito alto. Quem tem pé chato também pode desenvolver a patologia.

Tratamento

O tratamento é conservador com mudanças de hábitos. Calçados, só os confortáveis, uso de produtos ortopédicos, descanso, gelo, melhores cuidados e medicamentos. Esses tipos de tratamentos visam mais aliviar os sintomas da dor e da irritação, do que corrigir o problema.

Cura

Cura mesmo, só cirurgia. E mesmo assim pode não ser a garantia definitiva. A cirurgia pode ser necessária se o desconforto for severo ou quando a correção for desejada. O período de recuperação pode ser de 6 a 8 semanas.

Minha amiga que convive com esse problema há muitos e muitos anos, já identifica seus joanetes como “amigos”. Apesar do incômodo, ela aprendeu a conviver bem com eles. A mãe dela tem joanete, daí a razão de alguns estudos considerarem a hereditariedade como eventual causa. Essa minha amiga também fez ballet e usou sapatilha de ponta, o que pode ter contribuído para piorar o caso.

Profissionais que ela procurou disseram que a solução seria a cirurgia, mas disseram também que o osso poderia voltar a crescer. Ela passou por fases de muita dor, nas quais ela quis, literalmente, “arrancá-los fora”. Depois de muita convivência, parece que ela se acalmou, quero dizer, os ossos se acomodaram. Ela dá preferência para sapatos confortáveis, com saltos de medianos a baixos. Sandálias, confessa ela, que só em algumas ocasiões.






Fontes:

Depoimento da minha fiel amiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...